Delícias

Os preferidos da Fenadoce

Apesar da grande variedade oferecida na feira, alguns dos doces mais tradicionais seguem no topo para os visitantes

Carlos Queiroz -

O primeiro final de semana da 28º edição da Fenadoce veio para confirmar o que muitos já sabiam: o público estava com saudade da festa. Até domingo, mais de 600 mil doces já haviam sido comercializados, de acordo com a organização do evento. E não há como falar da feira sem falar do seu astro principal: o doce. Seja à base de gemas, amêndoas, nozes ou coco, eles têm diversos gostos e receitas que carregam em si um pouco da história de Pelotas.

Caminhar pela Cidade do Doce causa uma verdadeira indecisão nos visitantes. A cada passo são novas opções deliciosas que enchem os olhos e dão água na boca. Aline Machado conta que na banca onde trabalha os doces mais vendidos até o momento são os Bombons de Morango, Bem-casado, Pastel de Belém e, é claro, o tradicional Quindim. Além disso, ela compartilha o motivo que leva o pessoal a buscar o doce. "O Quindim tem uma carga histórica muito forte. Todo mundo chega aqui e fala que nunca provou um Quindim tão bom quanto o de Pelotas", pontua.

Na banca onde trabalha Thamires Pereira a lista dos mais vendidos não é muito diferente. Nela também estão o Bem-casado, o Quindim, o Bombom de Morango e o Pastel de Belém, com o acréscimo do Camafeu. "O Quindim todo mundo gosta né? E o Bombom de Morango as crianças adoram por causa da fruta, então é o que mais vende", aponta.

Os mais vendidos nas bancas encontrados pela reportagem são também os apontados pela assessoria da Fenadoce como os mais procurados. Apesar dos poucos dias de feira, a saída de Quindins e o Bombons de Morango são as mais registradas.

Misturando as raízes portuguesas e africanas presentes em Pelotas, o Quindim é um doce assado, de massa homogênea, que contém côco ralado, açúcar e gemas de ovos. Um pouco mais recente, o Bombom de Morango traz a fruta envolta em brigadeiro branco e coberta por chocolate.

Os favoritos dos visitantes
A visitante Deleni Kirst compartilha que sempre que vai à Fenadoce tem que comprar a Trouxinha de Amêndoas, um doce similar ao Ninho, porém deitado e com recheio da fruta. "É o meu preferido. E esse aqui não é muito comum, né? Hoje em dia os doces levam muito leite condensado, com diferentes frutas, e eu gosto desses tradicionais", diz. Já para a amiga, Lourdes dos Santos, o favorito é o mesmo de muitos. "Eu sempre fico em dúvida, mas se eu não como o Quindim, me arrependo. Por isso acabo sempre comendo o Quindim, eu adoro", resume Lourdes.

Para Cleide Klock, que visita a feira pela primeira vez, acompanhada de um grupo de amigas da Serra, o objetivo principal do passeio era o de provar os doces de Pelotas. A variedade encantou a moradora de Nova Petrópolis. "Eu gosto dos doces que levam amendoim, nozes e amêndoas. Eu trabalho em uma padaria em Nova Petrópolis, então já estou acostumada, mas aqui estou nadando em doces", diz Cleide.

Novidade para os apaixonados
Neste ano, em que o Dia dos namorados ocorre em meio à feira, uma das doceiras apostou em um doce especial para os apaixonados. Gabriele Costa trabalha na banca que está comercializando esses doces e conta que eles formam uma combinação já conhecida por muitos: queijo e goiabada. "O doce foi inspirado no clássico Romeu e Julieta. Ele é feito da mistura de leite condensado com queijo, que depois nós passamos no leite em pó, e ainda leva goiabada por cima em formato de coração", explica, garantindo que o doce está fazendo sucesso. "Está vendendo muito bem. Acredito que as pessoas ficam curiosas por levar queijo, então querem provar", opina.

Qualidade garantida
Se você já adquiriu doces na feira, ou assim que comprá-los, vai perceber que eles vêm acompanhados de um selo de autenticidade. O item já acompanha as iguarias há alguns anos e garante aos consumidores a qualidade do produto, como conta uma das doceiras da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Cristine Pereira. "Esse selo permite a identificação geográfica. Com esse número tu podes ver o dia em que foi feito, a doceira que fabricou, o horário, os ingredientes e toda a história do doce", conta.

Ao todo, são 14 qualidades que levam esse selo que oferece aos consumidores a procedência de doces de origem portuguesa, de mais de dez doceiras que fazem parte da Associação.

Confira a lista das qualidades que levam selo

Bem-casado
Quindim
Ninho
Camafeu
Papo de anjo
Olho de sogra
Trouxa de Amêndoas
Fatia de Braga
Queijadinha
Broinha de coco
Beijinho de coco

A Fenadoce vai até o dia 19 de junho, com eventos gastronómicos, apresentações musicais, salões da agricultura familiar e shows nacionais.

Horários
De segunda a sexta-feira: das 14h às 22h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 22h

Ingresso
De segunda a quarta-feira R$15,00*
Quinta a domingo e feriados: R$16,00*
*Cada ingresso dá direito a um doce gratuitamente.

Transporte
Nos dias de Fenadoce, haverá uma linha de ônibus direta para o Centro de Eventos, que irá sair do terminal do Fragata (na rua Marechal Floriano, entre as Deodoro e Osório), de hora em hora. De acordo com a Secretária de Transporte e Trânsito (STT), de segunda a sexta-feira os ônibus saem do Centro a partir das 13h, até as 22h. Já nos sábados, domingos e feriados, os ônibus saem do Centro das 9h30min até as 21h.

No trajeto inverso, os veículos com saída do Centro de Eventos em direção ao Centro da cidade começam a operar a partir das 13h30min. O último retorno está marcado para sair do Centro de Eventos às 22h30min. Nos sábados, domingos e feriados, de hora em hora, a partir das 9h30min, com o último retorno marcado também para as 22h30min.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotense recebe o Oscar da Oncologia Anterior

Pelotense recebe o Oscar da Oncologia

Morre Aísha Schaun, que lutava contra a leucemia Próximo

Morre Aísha Schaun, que lutava contra a leucemia

Deixe seu comentário